Publicidade

Programa “TEIA” tem vagas para oficinas de arte e educação

d701bf84 e2f4 420f b11c cf6609010edeEstão abertas as inscrições para diversas oficinas artísticas do Programa TEIA - Território de Educação, Intercultura e Arte.

Realizado pela Prefeitura Municipal de Matão, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, via termo de colaboração com a Associação Cultural e Ambiental para Cidadania - Ong Ocara, o programa oferece uma variedade de oportunidades para o desenvolvimento artístico, educacional e cultural da comunidade local, voltado para crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Há vagas em todos os cursos, entretanto, a disponibilidade é limitada. Posto isso, os interessados devem entrar em contato pelo WhatsApp, através do número fixo (16) 3506-2323, para realizar as inscrições, obter informações sobre a disponibilidade de vagas e esclarecer dúvidas. 

“Este programa tem sido um pilar fundamental em nosso compromisso de investir em educação, cultura e desenvolvimento comunitário. Uma iniciativa que visa transformar vidas e enriquecer nossa comunidade através do poder da cultura e da expressão artística, além de proporciona oportunidades de aprendizado a centenas de pessoas de todas as idades”, citou o prefeito Cido Ferrari.

As oficinas são realizadas nos “Pontos de Cultura”, que são espaços distribuídos pela cidade, onde ocorrem diversas oficinas artísticas. Na Base Comunitária do jardim Brasil, as atividades oferecidas incluem Costura Criativa, Crochê, Costura e Pandeiro; no CRAS Santa Rosa, destaca-se a oficina de Costura Criativa; a Casa Pipa proporciona experiências em Pintura em Tecido, Maracatu, Balé e Pandeiro; na Casa da Cultura, há uma variedade de opções, como Balé, Costura, Ilustração, Pintura em Tela, Violão, Sopro, Coral Infanto-juvenil e Musicalização Infantil; a  Biblioteca Municipal oferece oficinas de Ilustração, Viola e Pintura em Tecido;  no CRAS IV Centenário, a ênfase está na Pintura em Tela; no Pequeno Cidadão do Jardim Paraíso as aulas são de Pandeiro; e, por fim, no CEU das Artes, as opções incluem Pandeiro e Sopro.

“O Programa TEIA destaca-se como um projeto educacional e cultural que valoriza a arte como meio de transformação social, proporcionando oportunidades de aprendizado e expressão para a comunidade de Matão. O programa destaca seu empenho em promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e adultos por meio da educação, intercultura e arte”, destacou o diretor do departamento de Cultura, Juliano Jacopini.

O Programa TEIA promove mostras duas vezes ao ano, abrindo as portas do Pequeno Cidadão e dos Pontos de Cultura para famílias e demais interessados. É uma oportunidade para a comunidade apreciar o trabalho desenvolvido pelos participantes do programa. Além disso, os arte-educadores do TEIA recebem formação contínua, realizando encontros semanais para discussões, planejamento e produção artística em conjunto. De 2022 a 2024, esses profissionais realizaram montagens de cortejos em parceria com o “Fronteiras Brasil” e fizeram parte de blocos do carnaval Tô Matão, com o “Bloco da PIPA”, em 2023; e “Bloco do Maracatu”, em 2024

O Pequeno Cidadão, parte integrante do Programa TEIA, recebe crianças e adolescentes em duas unidades, localizadas no Jardim Paraíso e na Vila Pereira. Oferecendo oficinas artísticas, o programa proporciona um ambiente onde os alunos aprendem técnicas de diferentes linguagens da arte, cultivam amizades e refletem sobre o papel que desempenham no território onde vivem.

c28795a8 4dff 43e7 ac6b a2ffc4b83765

Pesquise no Site