Publicidade

Matão intensifica ações de combate à Dengue

PHOTO 2021 02 25 15 06 19Mesmo diante da pandemia, um dos trabalhos que continua a todo vapor em Matão, é o de combate ao Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da Dengue.

Obedecendo todos os protocolos e critérios de segurança devido a Covid-19, os agentes de controle de vetores que atuam na Vigilância Sanitária, diariamente, realizam as visitas rápidas por todos os bairros de Matão.

Atualmente, neste trabalho de vistoria e eliminação dos focos, a Secretaria da Saúde designa 15 agentes que vão até as residências, espaços públicos, Hospital, estabelecimentos comerciais, clínicas, depósitos e pontos que tenham maior probabilidade do desenvolvimento do mosquito, como borracharias, bicicletarias, sucatas, pátios, ambientes com piscina, entre outros.

Neste período de pandemia, alguns protocolos foram adotados para a segurança dos trabalhadores e da comunidade matonense. Durante a abordagem que antecede a entrada na residência, os agentes realizam um questionamento para identificar o estado de saúde da família. O morador precisa relatar se há casos suspeitos ou confirmados de Covid-19, e só depois de garantir estas informações, a vistoria é realizada pelo profissional da saúde.

Os agentes também pedem o distanciamento e que o proprietário da casa acompanhe a fiscalização com máscaras. O tempo de permanência para as vistorias acontece de forma rápida. Durante este período de pandemia os mutirões de limpeza estão suspensos.

Até o dia 24 de Fevereiro, nenhum caso foi confirmado no município. Quando há suspeita ou confirmação, as notificações devem ser realizadas nas Unidades de Saúde que, posteriormente, as encaminha à Vigilância Epidemiológica que dá sequência aos atendimentos com o Departamento de Controle de Vetores nos bairros, independente se o caso for positivo ou negativo

"O combate a Dengue não é fácil, pois além do seu ciclo de desenvolvimento ser rápido, muitos não tem a consciência que pequenos descuidos favorecem esta reprodução acelerada. Esperamos que as pessoas continuem empenhadas constantemente na fiscalização do seu espaço para que os números não disparem em Matão, principalmente no atual momento de alto volume de chuva", lembra o secretário da saúde, Ademir de Souza.

Dengue, Zika e Chikungunya também são transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, por isso, a prevenção é o melhor combate.

Cuidados simples fazem toda a diferença:

»Descarte recipientes de forma correta
»Tampe os tonéis e caixas d'água;
»Mantenha as calhas sempre limpas;
»Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
»Mantenha lixeiras bem tampadas;
»Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
»Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
»Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
»Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.
»Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem;
»Limpe ralos e canaletas externas;
»Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água;
»Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d'água;

Pesquise no Site