Publicidade

Sangue de pacientes curados da Covid-19 pode ajudar no tratamento de casos graves da doença

gettyimages 556634665 1024x1024Tratamento, que já está sendo testado em outros países, e foi aprovado sábado à noite pra ser usado por um grupo de médicos brasileiros.

Uma notícia ótima que pode trazer esperança para muita gente. O sangue de pacientes curados pode ajudar nos casos graves da Covid-19. O tratamento está sendo testado em outros países e foi aprovado neste sábado (4) para ser usado por um grupo de médicos brasileiros.

Quem se recupera da Covid-19 pode levar no sangue a defesa contra o novo coronavírus. São os chamados "anticorpos neutralizantes", porque ajudam a inibir a ação do vírus. Uma esperança para doentes em estado grave que lutam para sobreviver nas UTIs.

“Há um número enorme de pacientes que não responde a nada e acaba falecendo. Então se nós queremos mudar esses resultados, nós precisamos fazer alguma coisa diferente, não vamos ficar assistindo esse grupo de pacientes que não responde e que acaba falecendo”, fala o diretor do Instituto do Cérebro, Paulo Niemeyer.

O sangue é composto por parte sólida onde ficam os glóbulos vermelhos e outra, líquida, chamada plasma. O plasma é composto de água e proteínas e carrega também os anticorpos criados no contato por diversos vírus.

O que os médicos estudam é a coleta de plasma de pacientes de Covid-19 curados para a infusão em doentes em estado grave.

“Esses anticorpos, uma vez recebidos, vão auxiliar, eles não vão matar o vírus, eles vão auxiliar aquela pessoa a se defender e a melhorar, a estimular o seu aparelho imunológico, contra a agressão inflamatória do vírus”, fala a pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz, Margareth Dalcomo. Fonte G1

gettyimages 556634665 1024x1024

Pesquise no Site