Publicidade

Matão realiza 12ª campanha ‘Fique Sabendo’

CampanhaAção realiza testes rápidos para diagnosticar HIV/aids, sífilis, hepatite B e C

A Prefeitura de Matão, por meio da Secretaria de Saúde, aderiu a 12ª campanha ‘Fique Sabendo’. Realizada pelo Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS, Coordenadoria de Controle de Doenças e Governo do Estado de São Paulo, o objetivo é realizar testes rápidos para diagnosticar HIV/aids, sífilis, hepatite B e C.

O procedimento está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), é gratuito, sigiloso e não requer jejum. O recomendado é fazer caso a pessoa tenha uma vida sexualmente ativa, manteve relação sexual (oral, vaginal, anal) sem camisinha, compartilhou agulhas e seringas, está grávida ou pretende engravidar.

Distribuído pelo Ministério da Saúde, o teste é rápido, seguro e confiável. Com apenas algumas gotas de sangue coletadas do dedo ou um pouco da saliva (fluido oral) obtêm-se resultados no mesmo dia.

O resultado da testagem de HIV diz se a pessoa será encaminhado a um serviço de Saúde para iniciar um tratamento. Já nos casos da sífilis e das hepatites B e C, o procedimento levanta a suspeita e permite o tratamento, acusando se a pessoa teve contato com a bactéria causadora da sífilis ou com os vírus das hepatites.

Para mais informações, basta ligar no Centro de Saúde pelo telefone 3383-4900 ou 3383-4907. Outras dúvidas também podem ser sanadas no www.crt.saude.sp.gov.br ou no Disque DST/Aids que é 0800 16 25 50. Lembrando que fazer o teste é um direito seu!

Campanha

Pesquise no Site