Publicidade

SAMU atende em novo prédio

Foto2 samuNova Base está localizada na Rua São Lourenço, 1736, no IV Centenário.

O SAMU está atendendo em novo endereço após a retomada dos serviços pela Prefeitura de Matão no dia 17 de outubro. O prefeito Edinardo Esquetini e o secretário de Saúde, Dr. João Guimarães, estiveram na nova sede localizada na Rua São Lourenço, 1736, no IV Centenário, que foi finalizada e a mudança aconteceu na última sexta-feira (22).

Com o encerramento do contrato com o Hospital “Carlos Fernando Malzoni”, o Executivo precisou contratar enfermeiros, técnicos de Enfermagem, médicos e condutor socorrista. Para isto, no mês de julho deste ano, a Prefeitura realizou Concurso Público para contratação dos profissionais.

Atualmente, o SAMU possui cinco viaturas, sendo duas unidades de suporte básico, duas reservas técnicas e uma UTI. Além disso, conta com 38 profissionais aptos e que já realizaram o treinamento na central regional de Araraquara. “Muitas pessoas perguntaram se o SAMU fecharia em Matão, mas quero dizer que é o contrário, nós ampliamos a unidade, melhoramos o serviço e instalamos em uma via de fácil acesso, onde o resgate será mais rápido. Por isso, gostaria de agradecer o intenso trabalho do prefeito Esquetini nesta questão importante para a área da Saúde”, completa Dr. João.

Para o prefeito Esquetini, é uma alegria entregar um novo espaço para o SAMU Matão. “É muito importante dar condições melhores de trabalho para os médicos, enfermeiros, auxiliares e socorristas, assim como oferecer um atendimento muito melhor para nossa população. A nova sede tem refeitório, salas, banheiros, enfim, tudo em um local amplo adequado conforme as normas do SAMU. Eu fico feliz com as melhorias que estamos realizando na Saúde em Matão, como a reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Alto, que há mais de 30 anos não recebia manutenção, as adequações da Vigilância Sanitária e da Secretaria de Saúde, os atendimentos dos novos médicos no Centro de Especialidades, entre outras avanços nesta área fundamental para o município”, diz.

Dr. João aproveita para explicar todo processo realizado para a retomada dos serviços pela Prefeitura de Matão. “Já tínhamos entrado em negociação com a prorrogação do contrato para que tivéssemos tempo de nos preparar para a volta do SAMU para o Executivo. Então, realizamos os Concursos Públicos para que os novos profissionais assumam as vagas deixadas pelos socorristas do Hospital e também precisamos mudar a estrutura física do SAMU porque o Hospital vai utilizar o prédio antigo para aumentar os serviços de hemodiálise. Como são serviços básicos, fundamentais e de urgência, precisamos fazer uma contratação responsável e dentro do que pede a legislação, por isso, é um processo um pouco demorado e complicado, até porque ainda tem o treinamento depois de efetivada a contratação”, finaliza.

Pesquise no Site