Publicidade

Dia D da Vacinação contra gripe será neste sábado (4)

cca58bc9 5cd9 4be6 bdb9 016432a644b4 1200Vacinas serão aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde de Matão e no ESF de São Lourenço do Turvo

A Prefeitura de Matão, por meio da Secretaria de Saúde, informa que o Dia D da Campanha de Vacinação Contra a Gripe será neste sábado (4) em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Matão.

Em São Lourenço do Turvo, a vacinação ocorre na unidade do programa Estratégia Saúde da Família (ESF). Porém, a vacinação continuará normalmente até 31 de maio nos mesmos locais.

Dentre os grupos prioritários que devem tomar a vacina estão: pessoas com mais de 60 anos; crianças de 6 meses até 6 anos incompletos (5 anos, 11 meses e 29 dias de idade); gestantes; mulheres que tiveram um filho nos últimos 45 dias (puérperas); trabalhadores da área da saúde; professores de escolas públicas e privadas; povos indígenas; portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; e funcionários do sistema prisional.

A caderneta de vacinação deve ser apresentada no local para anexar ao comprovante da vacina e para atualização. Lembrando que pessoas com doenças crônicas, diabéticos, hipertensas devem procurar a unidade mais próxima de sua casa para receber a dose e devem também apresentar a receita do pedido do médico ou do medicamento que utiliza. A campanha vai até o fim do mês de maio e pretende atingir 90% dos grupos prioritários.

A vacina permite a proteção contra os vírus A(H1N1), H3N2 e influenza B. Como os vírus são mutantes, a composição da vacina é feita somente depois da indicação da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre as cepas (variações dos vírus) que circularam com mais frequência nos últimos meses na região.

Vale ressaltar que não há muitas contraindicações em tomar a vacina da gripe, somente está proibida para quem tem alergia grave ao ovo, considerada uma condição rara. Isso se deve ao fato de os antígenos que são colocados no imunizante serem cultivados dentro da casca e utilizarem a gema e a clara para se replicarem durante o processo de fabricação.

cca58bc9 5cd9 4be6 bdb9 016432a644b4 1200

Pesquise no Site