Publicidade

Atividades da Uniara-Matão deverão começar em breve

Diretor do Departamento Juridico da UNIARA Fernando Passos Deputado Federal Coronel Tadeu e o Prefeito Edinardo EsquetiniEsquetini esteve em Brasília acompanhado de Fernando Passos (UNIARA) e do deputado federal Coronel Tadeu para agilizar liberação do campus universitário.

O prefeito Edinardo Esquetini esteve esta semana em Brasília, na Câmara dos Deputados, acompanhado do diretor do departamento Jurídico da Uniara, Fernando Passos, em uma agenda com o deputado Federal, Coronel Tadeu. O encontro teve como objetivo unir forças e intervir junto ao Ministério da Educação para pedir agilidade na documentação que libera as atividades do Campus da Uniara em Matão. A Uniara vem com sete cursos e está dependendo somente da homologação do MEC-Ministério da Educação.

Esquetini explica que todo o processo de liberação de cursos de graduação é moroso, e, por isso, a demora, mas com a união de forças em Brasília a liberação deverá sair em breve. “Já faz alguns meses que essa documentação está parada aqui na Câmara dos Deputados e existe um desencontro de informações, por isso, fomos a Brasília com o Dr. Fernando para unirmos forças com o deputado  Coronel Tadeu para agilizarmos tudo. Quero ressaltar o empenho do deputado em todo o processo da Uniara que vem lutando muito para nos ajudar. Esperamos com muita fé, que no mês de março tenhamos uma boa notícia com a liberação do Campus da Uniara em Matão”, explica. O prefeito destaca que está dependo da autorização de um curso para liberar os demais. “Funciona assim, se temos sete cursos e um deles ainda não foi aprovado, aí acaba prejudicando os outros, então tendo a aprovação do curso de medicina veterinária, por exemplo, ai já aprova os demais automaticamente. Portanto, estamos trabalhando para que isso aconteça logo, porque já era para esse prédio estar funcionando, as pessoas trabalhando e os alunos estudando”, conclui.

Segundo publicação do dia 31 de janeiro de 2020, no Site da Uniara, o Conselho Nacional de Educação aprovou, por unanimidade, no dia 29 de janeiro, o credenciamento do novo campus da Uniara em Matão. É o primeiro campus fora da cidade de Araraquara, sede da faculdade. “Essa notícia era muito esperada por toda a sociedade e comunidade acadêmica da universidade, porque a progressiva cidade de Matão merece receber um campus universitário de altíssima qualidade como o da Uniara. Os cursos instalados serão os de graduação presencial, inicialmente, voltados à área da saúde. Levaremos a qualidade da Uniara à sociedade matonense, ampliando todo o espectro da região e propiciando que as pessoas que não podem se deslocar de cidade, tenham acesso a um ensino de alto nível, em uma instituição com mais de cinquenta anos de tradição no ensino superior”, relata o diretor do departamento Jurídico da Uniara, Fernando Passos. De acordo com ele, “ainda estamos nos preparando em relação aos cursos, uma vez que essa votação foi muito recente”. “O campus está pronto para receber algumas graduações e, depois, paulatinamente, esses cursos serão ampliados. Uniara em Matão, a realidade está chegando!”, finaliza Passos. A data do processo seletivo para o novo campus será divulgada em breve.

Novo campus

Em abril de 2018, a Uniara e o prefeito de Matão, Edinardo Esquetini, firmaram um convênio de concessão do prédio que abrigaria o Hospital do Bairro Alto – obra que não se concretizou e que deixou o imóvel inacabado e parado. “Fizemos a concessão para trinta anos e estou feliz por termos conseguido dar finalidade àquele prédio em deterioração e àquela área que estava inutilizada”, relatou, em entrevista coletiva, o prefeito Edinardo, na ocasião. Passos afirmou, na mesma coletiva, que as atividades seriam iniciadas em 2020, seguindo todas as exigências legais para a implantação do novo campus. As obras tiveram início em outubro de 2018 e, em novembro de 2019, toda a infraestrutura do novo campus já estava pronta.

Pesquise no Site