Obra do Projeto Pequeno Cidadão do Jardim Alvorada avança
Prefeito Cido Ferrari quer continuidade, compromisso e ampliação dos programas sociais.
O prefeito Cido Ferrari acompanhou, nesta semana, a execução das obras de construção da sede do Projeto Pequeno Cidadão, que está sendo realizada pela Prefeitura no Jardim Alvorada. Além da sede – que será o terceiro núcleo do Projeto (os outros dois estão no Jardim Paraíso e na Vila Pereira) – o bairro também recebe a construção de uma quadra de areia, pista de caminhada, teatro de arena, um grande projeto de iluminação e um parque infantil para as crianças.
Durante a visita, o prefeito afirmou estar muito feliz com o avanço da obra, pois ela representa mais uma etapa no compromisso da administração com a educação integral. “Fico feliz em ver nossos compromissos com a educação e com a cultura sendo realizados com tanto sucesso. Agradeço aos servidores públicos e às parcerias que, ao longo do tempo, estabelecemos para continuar esse projeto”, declarou o prefeito.
De acordo com Cido, além do Pequeno Cidadão, a Prefeitura desenvolve uma série de outras atividades em várias secretarias, voltadas ao atendimento integral das crianças. “No ano passado, assinamos um convênio com o presidente Lula para construir a primeira escola municipal de tempo integral, que será no bairro Cidade Jardim. Há muitos anos nossos governos vêm trabalhando com essa proposta de educação em tempo integral, iniciada em 2010 com a construção do CEC, ainda na gestão do saudoso prefeito Adauto”, completou.
O prefeito também destacou que o Projeto Pequeno Cidadão foi criado em 2002 pelo ex-prefeito Jayme Gimenes e que os ex-prefeitos Adauto (2005–2012) e Chico Dumont (2013–2016) fizeram questão de dar continuidade à iniciativa. Cido afirmou ter ficado muito triste ao ouvir comentários de que um projeto dessa magnitude poderia ser encerrado. “Ao contrário, esta obra no Jardim Alvorada e a entrega do CEC durante meu primeiro mandato são provas inequívocas do nosso compromisso com a educação complementar em nossa cidade.”
Cido destacou ainda que, além do Pequeno Cidadão, sua administração investiu mais de 2% do orçamento municipal em cultura, promovendo a descentralização das atividades culturais e a recuperação de equipamentos públicos, chamados de Pontos de Cultura. “Esse é um processo irreversível: a continuidade dos programas sociais e culturais. O que vamos fazer, cada vez mais, é ampliar esses programas, que não pertencem a esta ou aquela pessoa ou grupo”, declarou o prefeito. Segundo ele, além das obras do CEC, da sede do Pequeno Cidadão no Jardim Alvorada e da recuperação de espaços públicos, a cidade está em estágio avançado de negociações com o Ministério da Cultura para realizar o grande sonho de Matão: a construção do Teatro Municipal.
Ainda conforme o prefeito, além do Projeto Pequeno Cidadão e das ações do Departamento de Cultura, há também os seguintes projetos em parceria com diversas instituições:
• Projeto SOS Cidadania – executado pelo Edo Mariani, com 120 crianças;
• Projeto Crescer / Medidas e Pós-Medidas – também com Edo Mariani, atendendo 106 crianças;
• Projeto Karatê – executado por Távora (Juarez), com 86 alunos;
• Projeto Basquete – executado pela AMPAB, com 80 crianças e adolescentes;
• Projeto Futebol Feminino – realizado pela Desportiva Matonense, com 90 alunas;
• Projeto Criança Feliz – federal, executado por Edo Mariani, com 200 crianças;
• Projeto Futebol Masculino – executado pela ABA – Amar, com 120 adolescentes.
Além desses, há diversas escolinhas e atividades da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo, como:
• Educa Judô – com o Prof. Gilson de Vito, em parceria com a Baldan (aulas no Décimo Chiozzini);
• Educa Ginástica – com a Prof. Aline Ribeiro, também em parceria com a Baldan (Décimo Chiozzini);
• Futsal – com os professores Paulo Renato Marques, Sidinei Araújo e Carlos Rodrigo Gregório, em diversos locais como Décimo Chiozzini, Bom Jesus, Flamenguinho, Gija, Caju e IFSP;
• Vôlei – com a Prof. Sandra Mara Leão (Armando Theodorico Gomes);
• Basquete – com a Prof. Rosa Marques (Décimo Chiozzini);
• Jogo de Damas – com o Prof. Kemmel Elias (Caju e Caic);
• Futebol – com o Prof. Luiz Alberto Chiari (Estádio Juvenal dos Santos – Vila Pereira);
• Atletismo – com o Prof. Luiz Quirino, em parceria com a Águas de Matão (Jardim Paraíso);
• Tchoukball – com a Prof. Vanessa Marquezini, em parceria com a Associação Desportiva Matonense (Caju), para crianças a partir de 10 anos.
Cido finalizou dizendo que ninguém deseja mais do que ele a continuidade e o fortalecimento das políticas sociais, esportivas e culturais na cidade. “Nada – nem interesses que não sejam públicos – vai impedir a missão da administração de criar oportunidades e construir um futuro melhor com cidadania para a população de nossa cidade”, concluiu.