Publicidade

Biblioteca Municipal recebe exposição de Cora Coralina

Foto1 1 2Mostra integra Semana do Livro e da Biblioteca Municipal e permanece para visitação até dia 30 de outubro.

A Prefeitura de Matão, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, realiza a exposição “Encantos de Cora” no período de 11 a 30 de outubro. Produzido por Ana Tereza Bellodi, Zina C. Bellodi e José Mário de Oliveira (Zé Mario), do município de Jaboticabal, o trabalho fotográfico mostra versos da poetisa Cora Coralina. O projeto integra a programação da “Semana do Livro”, realizada pela Biblioteca Pública Municipal “Maria de Lourdes Lian”, permanecendo para visitação no período de 14 a 31 de outubro, das 9h às 16h30, de segunda a sexta-feira.

A ideia surgiu logo após uma mostra feita em 2018 por Ana Tereza e Zé Mario, que retratava flores pelo viés da macrofotografia. Para a exposição de Cora Coralina, a dupla ganhou o reforço da escritora Zina C. Bellodi, que contribuiu com um olhar aguçado e poético de suas fotografias. Esta exposição vem em um momento especial, quando se comemora os 130 anos do nascimento de Cora Coralina, poetisa que viveu em Jaboticabal parte de sua vida e deixou um legado de poemas, histórias e doces, já que era uma doceira de mão cheia.

O conjunto fotográfico permanece exposto em Matão no mês de outubro e, em novembro, segue para a cidade de Taquaritinga. “Muito se fala em Cora Coralina e seus poemas, então, pensamos em fazer essa exposição como uma forma de homenagear a poetisa mais famosa de Jaboticabal e da maneira que pode ser considerada inédita – transformar seus versos em fotografias. Posteriormente, os painéis serão doados ao Museu Histórico de Jaboticabal ‘Aloísio de Almeida’, onde farão parte do acervo sobre a poetisa”, explica Zé Mario, que também é diretor de Cultura do município de Jaboticabal.

“A Semana do Livro e da Biblioteca é um evento comemorativo do Brasil, criado pelo Decreto 84.631 em 1980, celebrado nas bibliotecas no período de 23 a 29 de outubro, incentivando a pesquisa, ensino e extensão. Portanto, sediarmos uma exposição que traz a obra de Cora Coralina é maravilhoso”, frisa a bibliotecária Silvia Helena Caldas Frattini.

A secretária de Educação e Cultura, Adriana Marangoni, diz que receber uma exposição que reúne duas linguagens – literatura e fotografia – em um único contexto é maravilhoso. “Cora Coralina, pseudônimo de Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, foi uma poetisa e contista brasileira e, com certeza, é considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras. Ela teve seu primeiro livro publicado em junho de 1965, quando já tinha quase 76 anos de idade, apesar de escrever seus versos desde a adolescência. Por isso, é uma justa homenagem. Oportunamente, em nome do prefeito Edinardo Esquetini, agradecemos a parceria com o município de Jaboticabal que, por meio de intercâmbio cultural, também recebe nossos artistas”, destaca.

Pesquise no Site