Publicidade

Corpus Christi: Município se prepara para receber turistas

 MG 8190Material para ornamentação dos tapetes estão sendo tingidos 

A Prefeitura de Matão, em conjunto com as Paróquias do município, realiza no próximo dia 20 de junho a 71ª Festa de Corpus Christi. Doze tapetes serão ornamentados no Centro da cidade em formato de cruz. Para este ano, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) definiu “Fraternidade e Políticas Públicas” como tema e o lema é “Serás libertado pelo direito e pela justiça”.

Por meio de esforço conjunto de todas as Secretarias Municipais, os respectivos membros que formam a Comissão de Trabalhos de Corpus Christi trabalham nos preparativos desta festa turística anual, que espera receber cerca de 80 mil turistas durante a festa. As diretrizes para ações que serão feitas nesta data estão sendo discutidas semanalmente.

Os trabalhos de tingimento da dolamita (carbonato de cálcio) já iniciaram no barracão da antiga Estação Ferroviária e está sob a supervisão do diretor da divisão de Formação Cultural do Departamento de Cultura, João Bento (Cucão). Segundo ele, cerca de 60 toneladas de dolamita estão sendo preparadas em cores variadas para atender a demanda da confecção dos tapetes ornamentais. "Os desenhos foram recebidos com antecedência e isso facilitou os trâmites. Estamos preparando tonalidades de acordo com os desenhos apresentados pelas Paróquias e, com certeza, teremos uma ornamentação maravilhosa que dará vida ao trajeto da procissão”, cita Cucão.

O Departamento de Cultura está organizando as atrações para o “Palco Cultura”, que receberá artistas locais e da região para se apresentarem. Na oportunidade, haverá a feira regional de artesanato na praça 'Dr. Leônidas Calígola Bastia'. Já nas imediações do coreto, as entidades filantrópicas da cidade realizarão a tradicional Praça de Alimentação.

A secretária de Educação e Cultura, Adriana Marangoni, salienta que o Departamento de Cultura sediará a exposição da artista plástica Yolanda Geuer Castel, que será homenageada este ano pelo projeto “Artista da Rua”, em virtude de sua história de vida e relação com o município. A visitação permanece durante o mês de junho e julho e poderá ser vista de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Casa da Cultura.

Sebastião Trigo, secretário de Esportes, Lazer, Turismo e Juventude,  reforça que providências quanto a infraestrutura para a realização desta tradicional festa religiosa no município, como por exemplo segurança de locais e de munícipes, instalação de banheiros químicos, cuidados com eletricidade, disposição de barracas, dentre outras demandas estão sendo cuidadas e, em tempo hábil, tudo estará pronto. “Matão é um município que se destaca por seu turismo religioso. Com certeza esta será uma festa maravilhosa”, enaltece Trigo.

Na oportunidade, Adriana Marangoni destaca que o prefeito Edinardo Esquetini se mostra satisfeito com os trabalhos para a 71ª Festa de Corpus Christi. “Esta é uma festa turística reconhecida internacionalmente. Para tanto, o prefeito Esquetini, junto da sua equipe de Governo e Conselho Gestor, está dedicado para que esta celebração seja permeada pelo zelo, segurança, beleza, entretenimento e assim manter o propósito dos festejos”, finaliza a secretária.

Pesquise no Site