Publicidade

Prefeitura de Matão realiza 69ª festa de Corpus Christi

 MG 6793Em 2017, festa retoma suas origens com maior participação da igreja, a volta da praça de alimentação e novidades no comércio ambulante (camelôs)

A 69ª festa de Corpus Christi acontece em Matão na próxima quinta-feira (15). O evento é uma realização da Prefeitura de Matão em parceria com toda comunidade católica e aborda este ano o tema ‘Eucaristia: compromisso com o cuidado da criação – Dom de Deus’. Assim como acontece todos os anos, a festa contará com os tradicionais tapetes em doze quarteirões do centro, formando do alto o desenho de uma cruz. Desde 1948, a cidade realiza esta comemoração, utilizando diversos tipos de materiais na ornamentação das ruas.

No princípio, os trabalhos eram feitos com flores, palha de arroz, serragem, vidro e, atualmente, utiliza-se calcário dolomítico e areia. A data de Corpus Christi é celebrada 60 dias depois da Páscoa, sempre na quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade. A Prefeitura fornece toda a estrutura para a realização da festa, com Ponto de Informações Turísticas (PIT), monitores, sanitários químicos e seguranças. O município ainda possui restaurantes, hotéis, transporte e atendimento médico bastante adequado para receber os turistas.

Desde março, Juan Soares Rachett, Andrei Luciano Sales e Vicente Paulo Silva, liderados por João Bento, o “Cucão”, diretor de Difusão Cultural do Departamento de Cultura, dedicam-se no tingimento de mais de 60 toneladas de dolomita. Para dar tonalidades vibrantes aos 24 tapetes, cerca de 120 litros de tintas em cores variadas estão sendo misturadas no processo. A ornamentação é elaborada por alunos das escolas municipais, estaduais, federais e particulares, bem como membros das comunidades católicas, representantes do terceiro setor e sociedade civil. Os quadros que intercalam os tapetes são confeccionados por artistas plásticos locais e da região.

Na edição de 2017, a festa está retomando a área de alimentação na Rua Rui Barbosa, no Centro, que não era utilizada há três anos e será organizada por entidades assistenciais da cidade, como a Casa da Sopa, APAE, grupo de Escoteiros, Rotary Clube – Terra da Saudade, Adevima, Adema, Fundo Social de Solidariedade, Lions Clube de Matão e creche Santa Isabel. O Bar do Kuka (Rock n’ Roll) também será realizado na praça central, com apresentações de músicos e artistas matonenses às 22h. O espaço reservado ao comércio ambulante (camelódromo) também terá mudanças. Desta vez, será em torno de todo conjunto poliesportivo 'Laerte José Tarallo Mendes', com uso das avenidas Daniel Antonio de Brito, Alberto Benassi e Bortolo Biava.

A temática abordada para confecção dos tapetes (“Cultivar e guardar a criação”) seguirá o mesmo viés daquele utilizado na Campanha da Fraternidade 2017 (“Biomas brasileiros e defesa da vida”), buscando alertar a humanidade sobre a necessidade de cuidar e proteger a natureza. Alguns desenhos dos alunos das catequeses paroquiais foram escolhidos como molde para enfeite das ruas, integrando artistas, escolas, entidades, clubes de serviços e membros de comunidades religiosas que ficarão responsáveis por trabalhar na madrugada do dia 15. Dentre os voluntários estão as paróquias Santo Expedito, São José, Perpétuo Socorro, Nossa Senhora da Aparecida, Santa Cruz, Senhor Bom Jesus, São Sebastião, Espírito Santo, Santa Rosa, Associação Legião de Maria, Comunidade Alpha e Ômega, Pastoral da Família, Escola CEM e Immes (Instituto Matonense Municipal de Ensino Superior).

A programação durante o dia do evento é grande e se estende desde o início das decorações, às 4h até o encerramento com a procissão ,às 15h. O trajeto decorado por onde passará a procissão começa em frente à Igreja Matriz, na Rua José Bonifácio, seguindo pela Avenida 28 de Agosto, Rua Rui Barbosa, Avenida XV de Novembro, Rua Prudente de Moraes, Avenida 7 de Setembro e, novamente, pela Rua Rui Barbosa, Avenida Siqueira Campos e Rua José Bonifácio, retornando ao ponto de partida, na Igreja Matriz. A expectativa de público no dia do evento é de 70 a 80 mil pessoas, com visitas de turistas nacionais e internacionais. Em 2016, Matão recebeu visitantes da Alemanha, Japão, Espanha, Portugal e Estados Unidos. A festa conta ainda com outras atrações do Departamento de Cultura, como exposições artísticas, feira de artesanato, apresentações musicais, projeto turista-artista (o turista participa da confecção dos tapetes) e a 20ª Exploflor (exposição e venda de flores), feita pelo Rotary Clube de Matão.

O prefeito Edinardo Esquetini explica que a festa é uma verdadeira manifestação de arte e fé, transformada em um grandioso espetáculo a céu aberto, com a participação da população e diversos visitantes das mais diversas localidades. “Buscamos planejar uma festa com participação mais efetiva da igreja católica, voltando às origens, em que todos demonstram sua fraternidade, amor ao próximo, fé e esperança de vida. Estamos empenhados nesta 69ª edição para realizar um evento não só de grande repercussão, mas totalmente dentro do que determinam as normas. Aconteceram diversas reuniões para ajustes e acertos no projeto da festa, que será, sem dúvida alguma, novamente um sucesso”, finaliza.

PROGRAMAÇÃO

Terça-feira (13)

20h – Exposição de Jota Aracê – Projeto “Artista na Rua” (Casa da Cultura)

Quarta-feira (14)

16h – Exposição fotográfica do Sêrgio Sàbará Figueira (Casa da Cultura)

20h – Abertura da Expoflor 2017 com apresentação do Coral Municipal e Coro Frater (praça Alfredo de Paiva Garcia)

Quinta-feira (15)

7h às 15h – Apresentações musicais (praça Leônidas Calígola Bastia)

8h – Área de alimentação (Rua Rui Barbosa, no Centro)

8h – Feira de Artesanato – 150 artesãos de Matão e região (praça Leônidas Calígola Bastia)

10h – Apresentação do Quarteto de Cordas da Orquestra Jovem de Matão (Casa da Cultura)

22h – Bar do Kuka (Rock'n Roll) – Área de Alimentação (praça Leônidas Calígola Bastia)

MISSAS

4h – Início das decorações

7h – Santa Missa

9h – Hora Santa

11h – Santa Missa

13h – Santa Missa

15h – Santa Missa e procissão com a presença do bispo Dom Paulo Cezar Costa.

 

Pesquise no Site