Publicidade

Secretaria de Saúde realiza ‘Dia D’ da Campanha de Vacinação

timMobilização acontecerá no sábado (12) em Unidades Básicas de Saúde e ESFs

A Prefeitura de Matão, por meio da Secretaria de Saúde, promove o ‘Dia D’ da Campanha de Vacinação contra a gripe neste sábado (12). 

Em Matão, a ação acontece das 8h às 17h em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Já em Silvânia e São Lourenço do Turvo, a vacinação será nas unidades do Estratégia Saúde da Família (ESF).

O principal objetivo é reduzir as hospitalizações e a ocorrência de mortes relacionadas à influenza. A campanha vai até o dia 1º de junho e pretende vacinar 90% dos grupos prioritários.

Idosos, crianças de 6 meses até menores que 5 anos, trabalhadores da Saúde, puérperas, gestantes, professores da rede pública e privada devem apresentar a caderneta de vacinação para anexar o comprovante da vacina.

Também devem procurar os locais de vacinação os grupos com doenças crônicas, pessoas diabéticas, hipertensas, que, para tomar a dose, precisam apresentar a receita do pedido do médico ou do medicamento que já faz uso.

Vale ressaltar que não há muitas contraindicações em tomar a vacina da gripe. A proibição é apenas para quem tem alergia e não pode consumir ovo de galinha, considerada uma condição rara. Isso se deve ao fato de os antígenos que são colocados no imunizante serem cultivados dentro da casca, utilizando a gema e a clara para se replicarem durante o processo de fabricação.

A vacina permite a proteção contra os vírus A(H1N1), H3N2 e influenza B. Como os vírus são mutantes, a composição da vacina é feita somente depois da indicação da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre as cepas (variações dos vírus) que circularam com mais frequência nos últimos meses na região.

tim

 

Pesquise no Site