Publicidade

11º Porco Paraguaio está chegando

Foto 01Começaram os preparativos para a décima primeira edição do evento Porco Paraguaio.

Será em 23 de Julho próximo, a partir das 12 horas, no Lar São Vicente de Paulo. São esperadas cerca de 600 pessoas para degustarem uma verdadeira especiaria da culinária latino-americana que tem se firmado como um dos mais tradicionais e de maior sucesso no município.

Os rotarianos promotores do evento prometem que o 11º Porco Paraguaio deverá se estender para além das 15h. Os convidados serão servidos apenas no local do evento. Os convites já se encontram à venda, ao valor de R$35,00 por pessoa adulta, em poder dos sócios do Rotary Terra da Saudade ou nos seguintes locais de venda: Disk Imóveis/Caixa Aqui, Jô-Pé Calçados, Modelli Planejados, Casa da Cerveja, Tazu Calçados e Manga Rosa Móveis Artesanais. Para crianças de 7 a 12 anos de idade, os mesmos estão à disposição dos interessados à R$ 20,00.

Os sócios do Rotary usam tijolos cerâmicos para montar a churrasqueira que assa a carne no estilo “bafo”. Essa maneira de assar os leitões evita que o carvão tenha contato direto com o ar, assim o porco é assado de forma lenta, deixando a carne muito macia e suculenta, com um sabor impressionante.

A coordenação geral do evento destaca que, “como nos anos anteriores, serão preparados cinco animais de 70 kg cada. Quanto ao preparo, o tempero deve ser injetado na carne, 15 horas antes. A acidez do vinagre de limão combinada com a leveza do vinho branco e das ervas finas utilizadas tiram o gosto forte que geralmente encontramos quando se assa um leitão inteiro. Após, os mesmos são levados inteiros e abertos à churrasqueira, presos por uma grande grelha feita especialmente para a ocasião. Os leitões são assados de um lado, depois, virados ao contrário por várias horas sobre o braseiro, num processo utilizado para dourar o couro do porco – ficando assim, pururucado ao final, até chegar ao ponto de ser servido. Trata-se de um almoço, onde o porco é desossado por inteiro, e servido com muita qualidade e ótimo nível nutricional com um delicioso acompanhamento tradicional.

Um pouco da história

O prato surgiu na guerra do Paraguai, em 1864, quando as tropas de Solano Lopes invadiram o Brasil. A receita foi adaptada ao gosto dos sulistas de origem alemã e italiana que colonizaram a região. As famílias usavam temperos fortes, além de sal e limão, os dois únicos ingredientes ainda hoje adotados pelos assadores mais conservadores. Aos poucos a receita foi levada por gaúchos, catarinenses e paranaenses para outros estados do Brasil. Cerca de 100 pessoas entre os membros da Família Rotária e voluntários, estarão envolvidas na realização do almoço este ano.

Os rotarianos fazem o convite de participação do evento à toda a população da cidade, lembrando que a cada ano, o Porco Paraguaio capta recursos para atendimento a projetos de prestação de serviços comunitários do clube (Intercâmbio Internacional de Jovens, Interact Club e Programa RYLA, dentre outros) e de entidades que sempre foram beneficiadas após evento, como o próprio Lar São Vicente de Paulo. “Os ingressos são limitados, por isso, adquira logo o seu e garanta seu lugar no 11º Porco Paraguaio. É imperdível!” recomenda a coordenação geral do evento. Vendas de convites pelo fone: 99714-0265 (João Ricardo) 3382-3802/9 9794-6105 (Sergio Floriano), 9 9781-1618 (Lizete Pinotti Floriano) ou 99787-0969 (Joemir Pinotti).

Foto 01  

Pesquise no Site