Publicidade

Membros do Conselho Tutelar são empossados para o quadriênio 2024-2028

16dca033 41b4 463e 9f5a d0e3c5fa0432A Prefeitura de Matão e o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (COMCRIAMA), deram posse aos novos conselheiros tutelares do município na quarta-feira (10), em cerimônia realizada no o auditório da Comunidade Espírita Cairbar Schutel.

Os membros do Conselho Tutelar, eleitos para o quadriênio 2024-2028 são: Viviane Franchetti, Ellen Ricci, Ana Maria Ignácio, Andréia Mendes de Oliveira e Paulo Eduardo Zabaglia.

“Parabenizo a todos que democraticamente foram escolhidos para atuar nesta missão de zelar em pela garantia dos diretos das nossas crianças e adolescentes, atribuição que também deve ser compartilhada por toda a sociedade. Estamos dispostos a trabalhar em conjunto, pois reconheço que entre as atribuições dos conselhos é a de fortalecer a estrutura familiar, o que, por sua vez, contribui para a redução de problemas e situações de risco”, mencionou o prefeito Cido Ferrari.

Entre as atribuições dos conselheiros está a atender e aconselhar pais ou responsáveis; requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social e segurança; assessorar o Poder Executivo na elaboração da proposta orçamentária para planos e programas de atendimento dos direitos da criança e do adolescente e encaminhar à autoridade judiciária os casos de sua competência e ao Ministério Público fato que constituam infrações administrativas ou penais.

Além do prefeito Cido Ferrari e a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Matão, Márcia Ferrari, participaram do evento o promotor de justiça, Dr. Cleber Pereira Defina; os vereadores Davison Sensei e Dr. Luiz Pelanca; o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Ênio Langhi; a presidente do COMCRIAMA, Fabiana Scardoelli; imprensa local, e demais representantes de instituições.

O promotor da Infância e da Juventude, Dr. Cleber Pereira Defina, destacou a importância dos Conselhos Municipais. “Conselhos fortalecidos indicam uma participação direta e determinante, pois a existência deles visa possibilitar a participação da sociedade nas decisões que garantam justiça. O Ministério Público está disposto a colaborar sempre que possível, reforçando o compromisso conjunto na missão de proteger os direitos e garantias das crianças e adolescentes”, enfatizou.

O secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Ênio Langhi, destacou o apoio da atual administração diante dos Conselhos Municipais “Em breve Matão contará com uma nova instalação para a ‘Casa dos Conselhos’, local importante para o desenvolvimento das políticas sociais públicas. Além disso, com o compromisso de manter uma rede bem organizada, a Prefeitura também está com o trabalho contínuo de fortalecer e reestruturar os existentes, além de instituir novos Conselhos.”, explicou.

Ao final da cerimônia, os empossados receberam o termo de posse e fizeram o juramento do exercício da função, em conformidade à Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e toda a Legislação.

A presidente do COMCRIAMA, Fabiana Scardoelli enalteceu o trabalhou e expressou votos de positividade. “Desejo garra, afeto e coragem aos membros eleitos, pois é dessa maneira que vocês conduzirão essa missão de atuar em prol de nossas crianças, adolescentes e suas famílias."

Conselheiros Tutelares empossados para o quadriênio 2020/2024 são:

Ana Maria Ignacio (reeleita)

Conselheira tutelar por 4 mandatos e entre as formações estão Serviço Social/Assistência social, Pedagogia, Especialização em Atendimento Psicossocial a Vítimas de Violência pela UFSCar. É voluntária na Associação Paulista Feminina de Combate ao Câncer de Matão (APFCC), GASPA e militante dos direitos humanos.

Paulo Eduardo Zabaglia (reeleito)

Atuou como Conselheiro Tutelar em Matão, graduado em Ciências Biológicas pela Faculdade São Luis em Jaboticabal, pós graduando em Gestão de Pessoas com Ênfase no Comportamento Organizacional. Atuou como Educador Universitário pelo programa “Escola da Família”, como monitor de Educação Ambiental nas redes municipal, estadual e particular de ensino, além de ser voluntário do Grupo de Apoio às Familiares e Dependentes Químicos “Amor Exigente” e no Coletivo “Pose da Liberdade”.

Ellen Ricci (reeleita)

Bacharel em Direito, Conselheira Tutelar por dois mandatos, possui 8 anos de experiência na função de Conselheira Tutelar, reconduzida para o quadriênio de 2024 a 2028.

Andreia Cristina Mendes de Oliveira

Tem 41 anos e possui formação acadêmica em Serviço Social. Já atuou na área em Matão no CRAS, CREAS e Casa de Passagem.

Viviane Franchetti Rodrigues de Moraes

Formada em nutrição possui experiência com crianças desde 2013.

2002e0af c2e4 408f 9043 4471196d2d7d

Pesquise no Site