Publicidade

Oficina de artesanato realiza proposta solidária

Polvinhos - artesanto solidário-1Trabalhos atenderão UTI Neonatal

As alunas da oficina de artesanato de fuxico e decoupage ministrada por Antônia Lobo da Silva e Josiane Gonçalves de Carvalho, realizaram nos dias 3 e 5 de outubro a confecção de mais de cem laços solidários para celebrar o Outubro Rosa. Esta campanha visa compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. Os lacinhos foram distribuídos para diversas mulheres aleatoriamente com foco na conscientização.

Após a entrega dos mimos, agora a próxima etapa dos trabalhos das artesãs consistirá na confecção de ‘polvinhos’ que serão doados para a UTI Neonatal do Hospital ‘Carlos Fernando Malzoni’. A orientação para a confecção dos polvos de crochê está a cargo da ginecologista Helena Beatriz Perisse de Oliveira, presidente do Projeto Nica Pinotti e voluntária do Rotary Clube Matão ‘Terra da Saudade’.

De acordo com a médica, os polvos de crochê são colocados dentro das incubadoras, junto aos bebês prematuros. Supõe-se que os tentáculos do polvo remetam o bebê ao útero materno porque se assemelham ao cordão umbilical. “A textura do algodão macio também aconchega o pequeno bebê ao objeto. Relatos de pais e profissionais de saúde de Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs neonatais) indicam que o uso deste tipo de ‘bichinho’ parece acalmar os pequenos, ajudando a normalizar a respiração e os batimentos cardíacos e ainda evitam que eles arranquem fios de monitores e tubos de alimentação e respiração, uma vez que eles se agarram mais aos tentáculos. Eles também movimentam menos e por isso engordam mais rapidamente”, esclarece a médica.

Segundo Antônia Lobo e Josiane Carvalho, esta será uma experiência ímpar, pois além de se dedicarem ao artesanato, as alunas contribuirão para uma ação social que pode salvar vidas. O diretor do Departamento de Cultura, Júlio Cesar Ribeiro, comenta que o projeto para bebês prematuros denota estímulos que podem significar um crescimento do tamanho da própria vida. “Só temos a agradecer a parceria firmada com a ‘Nica Pinotti’ e Rotary Clube Matão ‘Terra da Saudade’. Com certeza será uma ação que vai além do artesanato; ela demonstra o amor em relação ao outro e contribui expressivamente para a vida de seres humanos”, finaliza Júlio.

 

Pesquise no Site