Publicidade

Matão completa 120 anos "Parabéns"

DJI 0007-1Várias atrações culturais e artísticas estão programação para os munícipes

Matão completa 120 anos de sua emancipação político-administrativa no próximo dia 27 de agosto. Pautada na economia agroindustrial, Matão é uma cidade que desponta no cenário nacional, sobretudo pelo turismo religioso. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, a cidade foi o destaque da região na criação de empregos com carteira assinada em 2017. Com a abertura de 2.470 novos postos de trabalho, atribuiu a 7ª colocação como município do país que mais criou empregos. Entre os municípios do estado de São Paulo, ficou em 2º lugar.

De acordo com o IBGE, na atualidade, Matão conta com 82.900 habitantes. Localizada na região central do Estado, a 330 km da capital, ainda possui em sua área territorial o distrito de São Lourenço do Turvo. Com uma economia historicamente voltada para a fabricação de implementos agrícolas, máquinas industriais e processamento de suco, nas últimas décadas, a cidade ampliou as atividades produtivas para os setores de metalurgia, alimentos, tintas, vestuário e material esportivo, produção de açúcar e álcool. Em relação ao clima, Matão é uma cidade quente, predominantemente tropical, com verões quentes e chuvosos e invernos frios e secos.

De acordo com Júlio Cesar Ribeiro, diretor do Departamento de Cultura, em 1898, ano da emancipação político-administrativa de Matão, além da fundação da Paróquia do Senhor Bom Jesus das Palmeiras, aqui chegaram também as linhas férreas e a certeza de um lugar promissor. "A Câmara Municipal se formou e, dentre os vereadores, a escolha de nosso primeiro intendente, o senhor Cairbar de Souza Schutel. Assim, esperança e caridade sempre foram marcas destas terras matonenses, onde o desenvolvimento se fez presente desde os primórdios. Um povo plural, múltiplo, acolhedor. Nossos desbravadores aqui planejaram largas avenidas, comércio e indústria. Desde a ruralidade das plantações de café aos empreendimentos modernos de hoje. Parabéns Matão pelos seus 120 de fé e progresso", destaca.

Turismo Religioso

Matão é referência no que diz respeito ao turismo religioso e há 70 anos realiza a festa de Corpus Christi atraindo milhares de visitantes, projetando o município para o cenário internacional. O pioneirismo da cidade no Estado de São Paulo na tradição de enfeitar as ruas, criada na Europa no século XIII e cultivada pelos moradores de Matão desde 1948, é um grande atrativo para turistas. Anualmente, Matão recebe milhares de pessoas para contemplação dos tapetes e quadros ornamentados com dolamita.

História

A partir de 1890, quando os primeiros fazendeiros de café se instalaram na região, o núcleo populacional começou a se formar. Por volta de 1894, iniciou-se a construção da capela e a primeira missa foi celebrada no dia 25 de março de 1895, data considerada a de fundação da antiga vila do Senhor do Bom Jesus das Palmeiras. O número cada vez maior de colonos que chegavam para cultivar suas terras e o estabelecimento de casas de comércio e indústrias impulsionaram o desenvolvimento da região.

A prova maior do interesse que a região despertava foi a chegada dos trilhos da Estrada de Ferro Araraquara em fins de 1889, um dos principais fatores de desenvolvimento do município. Em 19 de setembro de 1895, foi criado o distrito policial de Bom Jesus das Palmeiras e, em 7 de maio de 1897, passou à categoria de distrito, mudando o nome para Matão, do município de Araraquara. Em 27 de agosto de 1898, criava-se o município.

Programação de Aniversário

Visando a comemoração dos 120 anos de Matão, a Prefeitura de Matão, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, informa os eventos inseridos na programação de aniversário do municipio. Confira:

20/8 a 15/9 – Exposição Fotográfica “Dia de Cão" – Faculdade Anhanguera de Matão;

17/8, às 18h30 – Projeto “Vem Somar Com Nois” – Associação dos Moradores do Jardim Brasil;

18/8, às 15h – Palestra Terapia Prânica – Casa da Cultura;

18/8 e 19/8 – Expo Artesanato – Conjunto poliesportivo 'Laerte José Tarallo Mendes';

19/8, às 15h30 – Projeto Rap na Alta – Conjunto Poliesportivo 'Larte José Tarallo Mendes';

23/8 a 27/8 – Facima (Feira Agro Comercial e Industrial de Matão) – Ginásio de esportes 'Décimo Chiozzini';

25/8, às 15h – MotoMatão pela Educação – Conjunto poliesportivo 'Laerte José Tarallo Mendes';

25/08 – Orquestra Jovem de Matão – Facima 2018;

26/8 – Roda de Viola, com mestre violeiro Benedito Fernandes e alunos – Casa da Cultura;

27/8 – Show com Fiduma & Jeca – Facima 2018;

28/8, às 14h – Espetáculo teatral “Cartas para Ariel”, com o grupo “Cais do Porto” – Auditório da Casa da Cultura;

29/8, às 20h – Orquestra de Câmara ETAM “Santa Cecília” – Auditório da Cada da Cultura;

30/8, às 14h – Teatro infantil “As Três Irmãs”, com Cia Humberto Caligari (Circuito Cultural Paulista) – Auditório da Casa da Cultura;

1/9, às 19h30 – Apresentação teatral “O Príncipe”, com Grupo Fenix de Teatro – Associação Antialcoólica de Matão;

2/9, às 18h30 – Orquestra Jovem de Matão apresenta "Brasilidadades" –

Pátio da EE Profº Henrique Morato;

12/9, às 20h – Show com César Menotti & Fabiano – Portal Terra da Saudade (espaço cedido pela empresa organizadora da Festa do Peão de Matão).

Pesquise no Site

Publicidade