Segunda fase da Campanha de Vacinação começa em Matão

vacina gripe 1571259524015 v2 1254x836Segunda fase da Campanha de vacinação contra gripe começa em Matão!

Serão vacinados professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários

A Campanha de Vacinação contra a Gripe 2020 continua sendo realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) com sala de vacinação tanto em Matão quanto em São Lourenço do Turvo. O “Dia D” de mobilização nacional esta marcado para 9 de maio.

Com uma realização da Prefeitura de Matão, por meio da Secretaria de Saúde, a ação foi antecipada por conta da pandemia do coronavírus (Covid-19). Lembrando que a vacina é trivalente, sendo duas cepas para influenza A e uma para influenza B.

A segunda fase começou na quinta-feira (16) e abrange professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários. Vale destacar que a primeira etapa foi realizada com a vacinação das pessoas acima de 60 anos e funcionários da área da Saúde.

Já a terceira e última etapa (9 de maio) disponibilizará a vacina para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, mulheres que tiveram parto recente (puérperas), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas, presos, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos, que, neste ano, também fazem parte do grupo prioritário.

É importante ressaltar que não há muitas contraindicações em tomar a vacina da gripe. Ela está proibida somente para quem tem alergia grave ao ovo, considerada uma condição rara. Isso se deve ao fato de os antígenos que são colocados no imunizante serem cultivados dentro da casca e utilizarem a gema e a clara para se replicarem durante o processo de fabricação.

vacina gripe 1571259524015 v2 1254x836