Águas de Matão adere à Campanha Outubro Rosa

CRAS Santa Rosa 3Empresa conscientiza comunidade sobre prevenção ao câncer de mama

A Águas de Matão aderiu ao Outubro Rosa com ações internas e externas. Durante todo o mês, além de os profissionais da concessionária utilizarem um laço de fita rosa para lembrar a importância da prevenção ao câncer de mama, também estão sendo feitas atividades de conscientização junto à população, por meio do Programa Afluentes.

CRAS Bairro Alto 1Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), no próximo ano, deve chegar a cerca de 59.700 casos da doença. As atividades do Afluentes são gratuitas e tiveram início no dia 17. O objetivo principal é alertar a sociedade, em especial as mulheres, sobre a importância do diagnóstico precoce para o tratamento e aumento das chances de cura da doença.

Paulo Cesar Guerreiro Junior, supervisor de Responsabilidade Social, explica que a programação conta com o apoio do Programa Afluentes. “A versatilidade do programa permite que vários temas sejam trabalhados. Ele não se restringe apenas à disseminação de informações sobre saneamento básico, possibilitando que outras informações pertinentes, como as que serão tratadas durante o Outubro Rosa, sejam também abrangidas”.

CRAS Santa Rosa 3PALESTRAS – As atividades tiveram início no dia 17, com uma palestra dirigida à comunidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro Santa Rosa. No dia 18, é a vez do CRAS Bairro Alto receber o Programa Afluentes. Um bate-papo também está marcado para o dia 29, na UBS (Unidade Básica de Saúde) de São Lourenço do Turvo. E, para fechar a programação, o Papo Coletivo dirigido a adolescentes, no CRAS Santa Rosa, encerra o Outubro Rosa da Águas de Matão.

Segundo Guerreiro, a intenção do Papo Coletivo é difundir informações sobre o câncer, a partir de uma série de vídeos sobre o assunto com renomados médicos da área de oncologia. “Os vídeos foram desenvolvidos pelo Instituto Aegea, possuem uma linguagem acessível e abordam de forma direta o câncer, enfatizando a importância dos exames periódicos e do diagnóstico precoce”.

 

AFLUENTES – O Programa Afluentes tem o objetivo de fomentar a participação popular, por meio de atividades voltadas ao fortalecimento da organização comunitária, para que as pessoas compreendam a importância do abastecimento de água tratada e do tratamento de esgoto para a saúde pública, meio ambiente urbano e melhoria da qualidade de vida. Neste mês, o Programa abre suas portas para a campanha do Outubro Rosa e coloca no centro de suas atividades a discussão à prevenção do câncer, em especial, o de mama, que, segundo o Inca, é tipo que mais causa mortes por câncer em mulheres, no Brasil.