Secretaria da Saúde realiza vacinação sábado 13 de maio dia D

noticia c4c54ffeb844d5f8151dd181bcbe3796Mobilização acontece no sábado (13) e vacinas estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde do município

A Prefeitura de Matão, por meio da Secretaria de Saúde, promove a campanha de vacinação contra a gripe intitulada ‘Dia D’ neste sábado (13). A ação acontece das 8h às 17h em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade e nas Unidades do Estratégia Saúde da Família (ESF) de Silvânia e São Lourenço do Turvo. Idosos, crianças de 6 meses até menores que 5 anos, trabalhadores da saúde, puérperas, mulheres que deram à luz até 45 dias, gestantes, professores da rede pública e privada devem apresentar a caderneta de vacinação para anexar o comprovante da vacina.

Também devem procurar os locais de vacinação os grupos com doenças crônicas, pessoas diabéticas, hipertensas, que, para tomar a dose, precisam apresentar a receita do pedido do médico ou do medicamento do qual já faz uso. A campanha vai até o final do mês de maio e pretende vacinar 90% dos grupos prioritários.

A vacina permite a proteção contra os vírus A(H1N1), H3N2 e influenza B. Como os vírus são mutantes, a composição da vacina é feita somente depois da indicação da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre as cepas (variações dos vírus) que circularam com mais frequência nos últimos meses na região. Segundo a OMS, em 2016 a cepa do vírus A(H1N1) foi alterada, o que levou à produção de uma nova composição para a campanha deste ano.

Cerca de 60 milhões de doses serão distribuídas aos postos da rede pública de saúde em todo o Brasil. O principal objetivo é reduzir as hospitalizações relacionadas à influenza. Segundo o Ministério da Saúde, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de internações por pneumonia e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da gripe.

DiaD