Secretaria de Saúde informa as mudanças no calendário de vacinação

art wdppo1803  vacinasInvestimento previsto na oferta de vacinas pelo Governo do Estado será de R$ 3,9 bilhões para 2017

A Prefeitura de Matão, por meio da Secretaria de Saúde, informa que o Ministério da Saúde apresentou neste mês de março as mudanças no Calendário Nacional de Vacinação de 2017, com alterações de vacinas para crianças, adolescentes e adultos. O governo oferece gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) 19 vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), beneficiando todas as faixas etárias. Por ano, são disponibilizadas pela rede pública de todo o país cerca de 300 milhões de doses de imunobiológicos para combater mais de 20 doenças.

Neste ano, segundo informações do Portal da Saúde do governo estadual, foi ampliado o público-alvo de seis vacinas: tríplice viral, tetra viral, dTpa adulto, HPV, Meningocócica C e hepatite A. As vacinas estão disponíveis nas unidades de saúde durante o ano todo, e não somente em períodos de campanha. As adaptações feitas pelo Ministério da Saúde para ampliar a oferta de vacinação foram:

Hepatite A. Antes, a idade máxima era até 2 anos, agora, será disponibilizada para crianças com até 5 anos de idade. 

Tetra Viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela). Ampliação da oferta da vacina tetra viral para as crianças de 15 meses até quatro anos de idade. Antes era administrada na faixa etária de 15 meses a menor de dois anos de idade. O Programa Nacional de Imunizações (PNI) recomenda a vacinação das crianças com a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) aos 12 meses de idade (primeira dose) e aos 15 meses com a tetra viral (segunda dose com a varicela).

HPV. Esta vacina também será ofertada aos meninos, pois desde 2014 a vacina é oferecida apenas para meninas de 9 a 13 anos. Agora, o público-alvo incluirá também meninas de 14 anos, além dos meninos, a vacina também será oferecida para homens vivendo com HIV entre 9 e 26 anos de idade, e para imunodeprimidos, como transplantados e pacientes oncológicos. Meningocócica C. Disponibilizada para adolescentes de 12 a 13 anos. A faixa etária será ampliada, gradativamente, até 2020, quando serão incluídos crianças e adolescentes com 9 anos até 13 anos. O esquema vacinal para esse público será de um reforço ou uma dose única, conforme a situação vacinal.

dTpa Adulto. A vacina adsorvida difteria, tétano e pertússis (acelular) tipo adulto passa a ser recomendada para as gestantes a partir da 20ª semana de gestação. As mulheres que perderem a oportunidade de serem vacinadas durante a gestação devem receber uma dose de dTpa no puerpério, até 45 dias após o parto ou o mais precoce possível.

Triplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola). Introdução da segunda dose para a população de 20 a 29 anos de idade. Anteriormente, a segunda dose era administrada até os 19 anos de idade. A adoção do esquema de duas doses para esse grupo contribuirá na redução de casos da doença. Deste modo, duas doses contra sarampo, caxumba e rubéola passam a ser disponibilizadas para pessoas de 12 meses até 29 anos de idade. Para os adultos de 30 a 49 anos permanece a indicação de apenas uma dose de tríplice viral. Mais informações sobre as vacinas disponíveis na rede básica podem ser obtidas na Secretaria Municipal da Saúde ou ainda nas Unidades Básicas de Saúde do município. Os telefones para contato na Secretaria são o 3383-6700 ou 3383-6702.