Sete novos médicos começam nas ESFs em Matão

IMG 8103No total, são 12 médicos atendendo na rede básica de Saúde do Municipio

Após quatro médicos terem iniciado os atendimentos em uma das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) de Matão na semana passada, outros sete profissionais do Programa ‘Mais Médicos’ do governo federal começaram na última segunda-feira (10). Desta forma, são eles: Kenia Maria Jordão Cazon (ESF Bom Jesus); Rafael Sanvezzo Delfim (ESF Silvânia); Júlio César Morgan de Oliveira (ESF Alvorada/Bairro Alto); Flavia Dias Mariano Alves (ESF Alvorada/Bairro Alto); Marcos Vinícius Pires Assunção (ESF Monte Carlo); Lara Thais Salloum dos Santos (ESF Bom Jesus); e Natássia Alberici Anselmo (ESF Nova Cidade). Israel Luiz Nascimento Prebianca também deve começar nesta semana em uma unidade.

Lembrando que Felipe Vidal Schneider Guimarães (ESF do Portal Terra da Saudade) e Sidnéia Pereira de Almeida (ESF Parque Aliança) começaram a trabalhar no dia 3 de dezembro. Enquanto Lorenna Assis Moura e André Lanza Rizzo iniciaram os atendimentos nas equipes do ESF do Residencial Cadioli no último dia 6 deste mês.

Das 17 vagas que Matão foi contemplada, doze já haviam sido preenchidas, restando cinco médicos que precisam se apresentar até dia 14 de dezembro, um deles havia comunicado a Secretaria Municipal de Saúde que não poderia assumir uma das equipes. Porém, mais dois profissionais já confirmaram a vaga nesta semana, sendo Talita Freire Rodrigues Alves Dezotti e Agnaldo Alves Neto. A previsão é de que estes comecem os atendimentos nas equipes até na próxima segunda-feira (17). Portanto, o município já possui 14 médicos. Agora, apenas três precisam comparecer na pasta da Saúde até sexta-feira (14).

Cada médico atuará em uma das equipes das ESFs da cidade. Deste modo, os novos profissionais substituirão os médicos cubanos que deixaram o país depois do fim do convênio entre os governos do Brasil e de Cuba. Matão possui 11 prédios da Estratégia Saúde da Família (ESF) com 17 equipes divididas nas unidades dependendo a demanda de cada localidade. Desta forma, os bairros que funcionam com 1 equipe são IV Centenário, Vila Pereira, Parque Aliança, de Silvânia, Jardim Paraíso e o Distrito de São Lourenço do Turvo. Funcionando com 2 equipes estão os seguintes pontos: Nova Cidade/Monte Carlo; Nova Guarani/Jardim Alvorada; Bom Jesus/Parque das Laranjeiras; e Jardim Popular/Portal Terra da Saudade. Apenas o Residencial Cadioli atende com 3 equipes porque engloba os bairros Bosque I e II, Cadioli e Vivelândia.

Para assumir uma das vagas, foi necessário que os profissionais realizassem um processo de inscrição pela internet. Sendo assim, após rompimento do convênio com os médicos cubanos, o Ministério da Saúde abriu um primeiro edital de convocação para médicos que estivessem com o CRM regularizado, que é um número que o profissional adquire após realizar a inscrição no Conselho Regional de Medicina, e que gostariam de ocupar as vagas deixadas pelos profissionais de Cuba.

Na terça-feira (11), um segundo edital foi aberto. Desta vez, tanto os médicos com CRM regularizado quanto os estrangeiros podem se inscrever. As inscrições para adesão ao Programa Mais Médicos são feitas exclusivamente pela internet. Durante o ato, os novos profissionais devem escolher a localidade desejada conforme decisão individual. Após o resultado da reserva, os médicos precisam confirmar o interesse na vaga, apresentando-se pessoalmente com a documentação exigida em mãos, na Secretaria Municipal de Saúde da cidade.