O prefeito de Matão, Cido Ferrari, acompanhado do vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Diego Mingorance, e de secretários municipais, visitou, na terça-feira (29), os estandes das empresas matonenses que participam da 30ª edição da Agrishow.
Considerada a maior feira de tecnologia agrícola da América Latina e uma das três mais importantes do mundo, a Agrishow é palco de grandes inovações que impulsionam o agronegócio brasileiro e global.
Integraram a comitiva os secretários municipais Willian Di Gaetano (Administração e Finanças), Sebastião de Deus Moreira – Tiãozinho (Governo), Marcelo Prado (Educação e Cultura), Geraldo Lesbão Meira – Mineiro (Serviços Públicos e Manutenção), Ênio Langhi (Desenvolvimento Social e Cidadania), Adauto Lavezo (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) e Eduardo Matuiski (Concessões Públicas).
Matão marca presença com 13 empresas expositoras: Agrofito, Antoniosi, Baldan, Bussola, Cimag, Civemasa, Imece, JLS Máquinas, Louis Dreyfus, Mancal Matão, Matão Equipamentos, Marchesan e Syngenta Seeds — que representam com excelência o potencial industrial e tecnológico do município. Entre os segmentos apresentados estão soluções em hidráulica, automação industrial, implementos agrícolas, sucos, peças e componentes mecânicos, estruturas metálicas, entre outros. As empresas estão distribuídas por diversos pavilhões e áreas externas da feira, com estandes que demonstram a qualidade da mão de obra local e a capacidade de inovação do setor empresarial matonense.
Durante a visita, o prefeito Cido Ferrari destacou o papel estratégico das empresas de Matão no cenário do agronegócio nacional:"É um orgulho ver nossas empresas participando da maior feira do agronegócio do mundo. Essa presença reforça o quanto Matão é forte, inovadora e comprometida com o crescimento do Brasil. Essa visita é também uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho dos nossos empresários, que contribuem ativamente para o crescimento da nossa economia, gerando emprego e renda para nossa população", declarou.
A comitiva também foi recepcionada por empresários matonenses expositores na Agrishow, que apresentaram suas inovações e destacaram a importância da presença institucional do município no evento.
Outro momento marcante foi o encontro com alunos da Etec Sylvio de Mattos Carvalho e da Fatec de Matão, que estiveram na feira em visita técnica. O prefeito conversou com os estudantes, ressaltando a importância da formação técnica e superior para o fortalecimento da indústria e do agronegócio local: “Ver nossos jovens aqui, em contato com o que há de mais moderno no setor, nos enche de esperança e mostra que estamos no caminho certo ao investir em educação e capacitação”, afirmou.
A presença da comitiva municipal demonstra o empenho da administração em manter um diálogo próximo com o setor produtivo, apoiando o empreendedorismo local e fomentando políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico. Segundo o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Diego Mingorance, a Agrishow também é uma oportunidade de prospectar novos negócios e parcerias: “Além de prestigiar nossas empresas, a feira permite identificar tendências, abrir canais de relacionamento com investidores e fortalecer a imagem de Matão como um polo de inovação e tecnologia industrial ligada ao agronegócio.”
A Agrishow 2025 conta com mais de 800 expositores nacionais e internacionais e deve receber mais de 200 mil visitantes ao longo do evento, entre produtores rurais, empresários, investidores e autoridades. Com esse destaque, a participação das empresas matonenses se consolida como uma vitrine estratégica para novos negócios, visibilidade de marca e intercâmbio tecnológico.
A presença marcante de Matão na feira evidencia a força do município como referência no interior paulista e reforça o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da economia local, a valorização do setor produtivo e o incentivo à inovação.