Domingo acontece a tradicional Procissão de Ramos trajeto de matão ao Bairo de Silvânia

a0a39ea3 687d 4b86 9888 a7abb878f825A comunidade católica matonense se prepara para mais uma Procissão de Ramos, evento marcante que simboliza o início da Semana Santa e a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém.

Realizada há 38 anos, a “Caminhada da Fé” é um dos eventos religiosos mais tradicionais do município.

No Domingo (24), a partir das 05h30 da manhã, milhares de fiéis são esperados para participar desta manifestação de fé, que é realizada pela comunidade católica e Prefeitura de Matão. Para facilitar o retorno dos fiéis após a celebração, a Prefeitura disponibilizará oito ônibus com saída de Silvânia até a Paróquia Santa Cruz.

Durante a semana que antecede a procissão, a Prefeitura coordena a montagem do palco, sistema de som, instalação de sanitários químicos, presença de ambulâncias e distribuição de água mineral. Além disso, um contingente da Guarda Municipal e do Departamento de Trânsito estará presente para assegurar a tranquilidade dos participantes durante todo o percurso.

O prefeito Cido Ferrari expressa seu apoio e gratidão a todos que se envolvem nesse momento de fé e devoção: "Neste dia tão sagrado, percebemos o quanto as pessoas da nossa cidade são movidas pelo amor a Jesus Cristo. Somos tomados por uma tradição tão significativa que fortalece, sobretudo, a nossa fé. Desejo que o período da Semana Santa nos permita refletir sobre a vida que praticamos conforme os ensinamentos do Senhor".

Cronograma

A Procissão de Ramos tem seu ponto de partida a Paróquia Santa Cruz, onde diversas Paróquias se concentram por volta das 04h30 da manhã e iniciam a saída do percurso por volta das 05h30, que se estende por cerca de 10 quilômetros até o estádio municipal “José Luiz Vicente”, no bairro de Silvânia. O trajeto é marcado por momentos de oração e devoção.

Durante a caminhada, os fiéis recebem a bênção das folhas de ramos enquanto passam sob o viaduto da Rodovia Faria Lima, onde párocos se concentram para abençoar os participantes. Ao chegar em Silvânia, acontece a missa campal com a presença de todos os sacerdotes, consolidando um momento de profunda conexão espiritual.

Trânsito

Para garantir a fluidez do tráfego durante a procissão, no Domingo (24), algumas vias serão interditadas temporariamente. A Rua Sinharinha Frota será interditada a partir da Avenida Araraquara a partir das 04h00 da manhã, enquanto a Via Clito Bastia, entre Matão e Silvânia, estará interditada nos dois sentidos a partir das 04h30 da manhã.

O acesso ao bairro de Silvânia será liberado após o término da missa campal.

a0a39ea3 687d 4b86 9888 a7abb878f825