Primavera dos Museus acontece de 23 a 29 de setembro

Adriana Marangoni Sec Educ e Cultura participa de ensino diático da OJM na 12ª Primavera dos MuseusMuseu Municipal "Olympia Maffei" poderá ser visitado de segunda e sexta-feira, das 9h às 16h; Agendamento pode ser feito na Casa da Cultura.

De 23 a 29 de setembro, acontece a 13ª Primavera dos Museus, temporada cultural promovida pelo Ibram, em conjunto com as prefeituras municipais de todo o Brasil. O tema deste ano é  “Museu Por Dento, Por Dentro dos Museus”. O objetivo é promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, bem como fomentar a visitação, intensificar a relação dos museus com a sociedade e envolver ainda mais os públicos de museus a conhecer, preservar e compartilhar memórias.

Visitar museus permite explorar os aspectos do cotidiano museológico aplicados aos diversos métodos legais, éticos, técnicos e científicos. As coleções contidas em museus são submetidas no processo de formação, organização, conservação e exposição dos acervos para interação das pessoas ou grupos sociais. O museu é o lugar em que sensações, ideias e imagens de pronto irradiadas por objetos e referenciais ali reunidos que iluminam valores essenciais para o ser humano. É um espaço fascinante onde se descobre e se aprende, nele se amplia o conhecimento e se aprofunda a consciência da identidade, da solidariedade e da partilha.

Por meio dos museus, a vida social recupera a dimensão humana e as cidades encontram o espelho que lhes revele a face da história e cada pessoa acolhida por um museu acaba por saber mais de si mesma. “A experiência de estar no museu permite transcender o objeto em si e possibilita estabelecer um elo quase que mágico entre o tangível e o intangível. E para compreendermos como essa tarefa torna possível a relação entre o museu, o público e os bens, é importante olhar para os bastidores de cada instituição museológica. Por isso, convidamos a sociedade civil e a comunidade estudantil a prestigiarem esse evento para visitar nosso museu  e, assim, compartilhar de um bem histórico-cultural”, pontua a secretária de Educação e Cultura, Adriana Marangoni.

O agendamento para a visitação no Museu Municipal “Olympia Maffei Olivastro” pode ser feita pelo telefone 3382-6640 ou diretamente na Casa da Cultura.

Programação

18/9 a 30/9 – 9h às 16h30 (segunda a sexta-feira) – Mostra Fotográfica “A Arte do Artista”, por Gustavo Francisco – Casa da Cultura;

23/9 a 27/9 – 14h às 16h – Visita monitorada ao museu mediante agenda previa;

23/9 – das 14h às 16h30 – Recital de Violino – Museu Municipal Olympia Maffei Olivastro;

24/9 – 9h às 16h – Feirinha do Livro Didático, com objetivo de fomentar a leitura – Biblioteca Pública Municipal, ao lado do Museu Municipal "Olymphia Maffei Olivastro";

25/9 – 20h às 21h30 – Ensaio Aberto – Coral Municipal, regência Danilo Gomez – Museu "Olympia Maffei Olivastro";

26/9 – 20h  –  Ensaio Aberto – Orquestra Jovem Preparatória – Museu "Olympia Maffei Olivastro";

26/9/2019 – 13h30 às 17h – Aula aberta dos alunos da oficina cultural de sopros –  Auditoria da Casa da Cultura;

26/9 – 15h às 16h30 – Roda de conversa sobre Preservação de Patrimônios – Museu "Olympia Maffei Olivastro";

27/9 – 14h – Exposição fotográfica "Bellas" – Auditório da Casa da Cultura;

28/9 – 8h30 às 11h30 – Ensaio aberto da Orquestra Jovem de Matão – Casa da Cultura.