Matão sedia Copa São Paulo de ciclismo neste final de semana

Foto-Matéria-3ª-Etapa-CSPC-2012-Mococa-SP-600x399Circuito de Matão é considerado um dos melhores da temporada; ciclistas iniciantes terão inscrições gratuitas

O domingo (12) será dia de pedalar em Matão. A cidade sediará a abertura da temporada 2017 da Copa São Paulo de Ciclismo e todos os adeptos do esporte estão convidados a participar. O local das pedaladas será a Av. Milcíades Bottura, via de acesso à entrada da cidade pela Rodovia Faria Lima, com circuito que é considerado um dos melhores da temporada por possuir um misto de subidas, trechos planos, descidas e 3.700 metros de extensão por volta.

Entre as categorias disponíveis para competição estão as 12 oficiais: Infanto/Juvenil, para crianças e jovens até 14 anos de idade, Juvenil masculino (15 e 16 anos), Júnior masculino (17 e 18 anos), Júnior feminino (até 18 anos), Elite masculino (acima de 18 anos), Elite feminino (acima de 19 anos), Sub-30 (19 a 29 anos), Senior A (30 a 39) anos, Senior B (40 a 49 anos), Master A (50 a 59 anos), Master B (60 anos em diante) e a categoria Mountain Bike (qualquer idade). O valor das inscrições para as categorias oficiais nessa etapa está fixado em R$ 40,00, independente de os atletas estarem federados ou não, com exceção da categoria Infanto/Juvenil, cujo valor é R$ 20,00.

Haverá também categorias iniciantes extraoficiais, abertas apenas para os ciclistas estreantes da cidade de Matão que nunca competiram, sendo permitido qualquer tipo de bicicleta. Nessa modalidade, as inscrições serão gratuitas e também realizadas no local com um professor ou monitor da Secretaria de Esportes. Para menores de idade, é obrigatória a autorização e assinatura do pai, mãe ou maior de idade responsável, mediante apresentação de documento na ficha de inscrição.

As inscrições estarão abertas no local para todas as categorias oficiais a partir das 7h30. As provas acontecerão a partir das 9h30. Nesta primeira etapa, a organização espera receber cerca de 250 ciclistas vindos de todas as regiões do Estado de São Paulo e também ciclistas de outros estados, a exemplo das edições anteriores. As provas são realizadas por tempo e, em Matão, irão variar entre 40 minutos a 1h20, sendo sinalizadas as últimas voltas. Serão oferecidos troféus e medalhas exclusivos e personalizados para os cinco primeiros colocados de cada categoria, além de uma premiação em dinheiro para os atletas da categoria Elite Masculina.

Para o secretário de esportes, lazer e turismo, Sebastião Trigo, o evento agregará muito valor ao trabalho que está sendo iniciado com o esporte na cidade de Matão, cujo objetivo é abranger todas as modalidades. “O ciclismo é um esporte muito praticado e que tem crescido muito, e Matão possui uma certa tradição, pois já foi campeã de Jogos Regionais nessa modalidade. Queremos desenvolver e incentivá-lo, apoiando nossos atletas e revelando novos valores da cidade para o esporte. A Copa São Paulo vem ao encontro de nossos objetivos”, destaca.

Alessandro Giannini e Wéder Teixeira, comissários da Federação Paulista de Ciclismo e diretores da Copa São Paulo, também revelaram o potencial de Matão para a competição. “É uma grande satisfação iniciar a temporada 2017 numa cidade que já é referência para essa modalidade e com um dos melhores locais de prova do Estado”, lembrando da receptividade e empenho que estão tendo por parte de todo o pessoal da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo. A etapa da Copa São Paulo de Ciclismo é uma realização da Prefeitura de Matão com organização da GT Eventos