Publicidade

Vacinação contra a gripe começa na segunda-feira (23)

noticia c4c54ffeb844d5f8151dd181bcbe3796Vacinas serão aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde e ESFs

Entre os dias 23 de abril e 1º de Junho, acontece mais uma campanha de vacinação contra a gripe em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Matão. Em Silvânia e São Lourenço do Turvo, a vacinação ocorre nas unidades do Programa “Estratégia Saúde da Família”, (ESF).

O intitulado ‘Dia D’ da campanha será em 12 de maio e é considerado o mais importante da campanha de mobilização nacional contra gripe. A ação é uma realização da Prefeitura de Matão, por meio da Secretaria de Saúde.

Idosos, crianças com 6 meses de idade até menores que 5 anos, funcionários da área de saúde, puérperas com até 45 dias após parto, gestantes, professores da rede pública e privada podem tomar a dose.

A caderneta de vacinação deve ser apresentada no local para anexar ao comprovante da vacina e para atualização. Pessoas com doenças crônicas, diabéticos, hipertensas, devem procurar a unidade mais próxima de sua casa para receber a dose e devem também apresentar a receita do pedido do médico ou do medicamento que utiliza. A campanha vai até o início do mês de junho e pretende atingir 90% dos grupos prioritários.

A vacina permite a proteção contra os vírus A(H1N1), H3N2 e influenza B. Como os vírus são mutantes, a composição da vacina é feita somente depois da indicação da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre as cepas (variações dos vírus) que circularam com mais frequência nos últimos meses na região.

Vale ressaltar que não há muitas contraindicações em tomar a vacina da gripe. Ela está proibida somente para quem tem alergia grave ao ovo, considerada uma condição rara. Isso se deve ao fato de os antígenos que são colocados no imunizante serem cultivados dentro da casca e utilizarem a gema e a clara para se replicarem durante o processo de fabricação.

noticia c4c54ffeb844d5f8151dd181bcbe3796

 

Pesquise no Site