Publicidade

Matão garante mais de 200 vagas de cursos da Univesp no polo UAB

IMG 0248Prefeito Esquetini também entregou os documentos para regularização de Matão como Município de Interesse Turístico

O prefeito Edinardo Esquetini e o secretário de Governo, Ivan Serigato Jr., estiveram na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) na tarde de quarta-feira (4), ocasião na qual se encontraram com o vice-governador do Estado de São Paulo, Márcio França, e com o deputado estadual Orlando Bolçone. No momento do encontro com o vice-governador, Esquetini firmou convênio para mais de 200 vagas para cursos da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Os cursos a serem disponibilizados serão Engenharia de Produção, Engenharia de Computação, Matemática e Pedagogia. Todas estas habilitações são oferecidas pela Univesp, que integra as principais universidades do Estado de São Paulo, como USP, Unesp e Unicamp. Além desta conquista, aconteceu a entrega do documento que permite a regularização de Matão como Município de Interesse Turístico (MIT), desta vez para o deputado estadual Orlando Bolçone.

Com Bolçone, o prefeito também aproveitou parar tratar de assuntos como a adequação do anfiteatro ‘Adriana Manzi’, um pedido feito pelo presidente da Câmara de Matão, Valter Luiz Trevizaneli (Valtinho), que visa adaptar o local às normas de segurança para sua reabertura.

Segundo o deputado, Matão tem potencial para se firmar como Município de Interesse Turístico (MIT), destacando a festa de Corpus Christi, marco histórico do turismo religioso sempre de grande repercussão regional. “É uma honra receber o prefeito Esquetini e o secretário de Governo, Ivan Serigato, ainda mais para tratar de um tema importante que é alvo de projeto de minha autoria. Hoje, foi completado o processo de regularização do MIT, quando todas as atas e a documentação foram entregues. Esse processo já transitou na primeira fase da Assembleia e, agora, está na Comissão de Constituição e Justiça. Após isso, será encaminhado para o secretário que homologa e para que o projeto de lei esteja na Alesp e seja aprovado até o final do ano. Assim, a cidade de Matão passará a receber recursos financeiros regulares para investimento em turismo e sua infraestrutura”, disse o deputado.

Novos cursos para a UAB Polo Matão

O vice-governador, Márcio França, explica que a Univesp vem se ampliando dentro dos grandes municípios do estado e Matão agora foi contemplado com quatro cursos e 200 vagas. “A Univesp foi uma grande ideia do governador Geraldo Alckmin. E Matão está sendo contemplada para fazer parte das principais cidades do Estado de São Paulo a terem esse projeto de ensino no município. Com isso, a cidade passa a ter os cursos com aulas semipresenciais, sendo disponibilizadas 50 vagas por curso”.

O prefeito Esquetini destaca que Matão coleciona mais uma grande conquista, trazendo essa união das três universidades públicas do estado em um único projeto, para o polo da UAB de Matão. “É gratificante ver o nosso município recebendo cursos das instituições USP, Unesp e Unicamp em um único polo, dando a oportunidade de mais pessoas se formarem de uma forma gratuita e com qualidade de ensino, com capacidade e aptidão aos alunos de ingressarem no mercado de trabalho. É importante reforçar que ao término do curso, os alunos receberão o diploma de conclusão com o nome dessas renomadas instituições. Além disso, agradeço também ao deputado Bolçone que, mesmo com prazos tão curtos, se predispôs a ajudar Matão nessa empreitada para viabilizar o MIT”, finalizou Edinardo.

 

Pesquise no Site