Prefeitura define ações do PVE 2018

PVE 2Primeira mobilização social da ‘Parceria Votorantim pela Educação’ será realizada dia 09 de junho

Após reafirmar acordo, mobilizadores sociais do programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE), estiverem reunidos para debater e traçar propostas de trabalhos para 2018. A reunião aconteceu nas dependências da empresa Citrosuco e contou com a presença de representantes das Secretarias de Educação e Cultura e de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, professores da rede municipal de ensino, voluntários do Núcleo de Inclusão Digital, Faculdade Anhanguera, ETEC Dr. Sylvio de Mattos Carvalho, bem como membros do Conselho Tutelar, integrantes do Rotary Clube de Matão, participantes do Grupo Matão Mais Verde, funcionários da Citrosuco e representantes da sociedade.

O grupo recordou as ações de 2017, cujo tema foi “Ambientes de Aprendizagem” e selecionaram atividades pertinentes para a primeira mobilização deste ano, que será realizada no próximo dia 09 de junho. Esta ação acontecerá na praça Dr. Leônidas Calígola Bastia, das 9h às 13h, e tem como objetivo criar espaços de leitura, seja nas escolas, em praças públicas, centro de especialidades, núcleos comunitários, dentre outros locais, visando o interesse e a prática da leitura.

Cláudio Coelho Filho, diretor de Operações da Citrosuco, ressaltou durante o evento, que o ano de 2018 é o marco do centenário do Grupo Votorantim. “O nosso trabalho é pautado em estabelecer a educação como meta no cenário de atuações. Através de corporações, o grupo firmou acordos com mais de 100 municípios e, neste ano, atuará com a temática “Mobilização pela Leitura. Estar Presente Faz a Diferença”.

Margareth Ribeiro da Silva, gestora da área de Responsabilidade Social da Citrosuco, argumenta que a temática “leitura” objetiva estimular o conhecimento e as integrações com a cultura. “A leitura proporciona aumento de repertório para crianças, adolescentes, jovens e adultos, bem como favorece o letramento e a interpretação de textos. A proposta deste ano reforça as diretrizes de capacitação para que estudantes possam estar ainda mais qualificados para provas como ENEM.

A Secretária de Educação e Cultura, Debora Milani, destacou a importância da parceria entre o Grupo Votorantim e a Prefeitura de Matão e enfatizou que a leitura possibilita novos horizontes, além de estimular novas lideranças. “Ao investirmos em educação e capacitação, estamos investindo em estudantes mais críticos, em cidadãos mais conscientes. A leitura é uma ferramenta que permite aproximação do universo escolar com o universo social, promove conhecimento interno do indivíduo e, sobretudo, é também um elemento fundamental para a saúde, já que estudos científicos no campo da neurologia asseguram que o indivíduo que possui hábitos de leitura, conta com melhor desempenho de memória”,afirma.

Débora ainda complementou que, por meio do PVE, os trabalhos para a área da educação para o município serão fortalecidos ao longo de 2018. “O programa mantém nosso foco, que é auxiliar na formação e capacitação de diretores e coordenadores de toda a rede municipal de ensino, a fim de contribuir com a qualidade de educação da cidade”.

Ao final da reunião, foram apresentados resultados dos 103 municípios participantes do PVE em 2017. Matão foi uma das cidades que mais teve destaque, atingindo 220% de avanço nas matrizes de habilidades e competências da Gestão Educacional. .“Ficamos muito felizes com os resultados do ano passado. Esse índice comprova que a participação da sociedade no processo educativo do município, assim como o trabalho desenvolvido pelas equipes das instituições de ensino colaboram com o rendimento dos estudantes no processo escolar. Somos gratos ao prefeito Edinardo Esquetini pelo apoio neste relevante projeto”, ressalta Debora Milani.

PVE 3

PVE