Semana da Imigração Italiana em Matão resgata memórias e celebra legado das famílias

13856d29 e957 42b9 8149 44181188b94d.jpg 1Matão se prepara para receber a “Semana da Imigração Italiana”, um projeto idealizado pela matonense Lidia D’Agostino, com o apoio da Prefeitura de Matão, através do Departamento de Cultura.

A exposição reúne os principais materiais coletados durante o mapeamento familiar, destacando relatos e fotografias que narram a jornada das famílias italianas em Matão e Dobrada. O lançamento acontece nesta sexta-feira (23), a partir das 19h30, na Casa da Cultura.

Motivada pela preocupação de que sua geração poderia ser a última a ter contato direto com os relatos e histórias dos imigrantes italianos, Lidia que é descendente de imigrantes italianos que chegaram à cidade no início do século XX, buscou o Departamento de Cultura para transformar sua ideia em realidade. Assim, a Semana da Imigração Italiana nasceu e encontrou acolhimento na Biblioteca Pública Municipal Profª. Maria de Lourdes Lian.

O arquivo público conta com uma pasta, tanto digital quanto física, de cada família participante do projeto até o momento, e reúne cópias de todos os arquivos disponibilizados pelas famílias durante o mapeamento familiar, bem como informações adicionais oriundas de pesquisas e relatos. Seu acesso é possível a partir da Biblioteca Pública Municipal Profa. Maria de Lourdes Lian, mediante solicitação e comprovação de necessidade.

Junto à biblioteca, Lidia iniciou um meticuloso mapeamento de famílias italianas e seus descendentes. O resultado desse esforço é um arquivo público, físico e digital, contendo pastas individuais de cada família participante do projeto até o momento. Cópias de documentos, fotografias e relatos fornecidos pelas famílias foram compilados, criando um tesouro de informações disponíveis mediante solicitação e comprovação de necessidade na Biblioteca Pública Municipal.

A culminação desse trabalho será a exposição “Semana da Imigração Italiana”, que estará aberta à visitação na Casa da Cultura, localizada na Av. Sete de Setembro, 1051, Centro. A abertura oficial marcada para esta sexta-feira (23), contará com uma apresentação musical do maestro Danilo Gomez. A exposição continuará do dia 26 de fevereiro ao dia 1 março, das 08h00 às 17h00, de segunda a sexta-feira.

Para enriquecer ainda mais as comemorações, a Igreja Matriz de Matão realizará uma missa em homenagem ao projeto e aos 150 anos da Imigração Italiana no Brasil, no dia 24 de fevereiro, às 19h00.

A Semana da Imigração Italiana em Matão promete ser uma oportunidade única de reconectar-se com as raízes, celebrando a rica herança deixada pelos imigrantes italianos que contribuíram significativamente para a formação e cultura da cidade.

13856d29 e957 42b9 8149 44181188b94d