Projeto ‘Prevenção é tudo!’ atende escolas municipais

20993838 1938417083105629 6960135223879193922 nObjetivo é oferecer melhor qualidade de vida aos alunos

A Prefeitura de Matão, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, em parceria com a Secretaria de Saúde, desenvolve o projeto ‘Prevenção é Tudo!’, criado pela equipe NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família).

O intuito é melhorar a qualidade de vida de crianças em fase escolar com idade dos 6 aos 14 anos do município. A proposta visa ainda à orientação nutricional, melhora das deformidades posturais, prevenção de doenças osteomioarticulares e saúde auditiva. As orientações foram da fisioterapeuta Christianne Nalygia Pinotti, da fonoaudióloga Silvana Perlato, da nutricionista Paula Torcato e da educadora física Luciana Bastia de Arruda Assumpção Mingossi.

O lançamento do programa aconteceu na escola municipal ‘Adelino Bordignon. O projeto será desenvolvido em três momentos. Na primeira etapa, os profissionais do NASF farão orientações sobre postura, importância da atividade física, prevenção das doenças osteomioarticulares, orientação nutricional e cuidados com a saúde auditiva.

No segundo momento, haverá a parte prática, na qual os alunos serão submetidos a uma avaliação física e postural pela profissional de educação física e pela fisioterapeuta. A última consiste nos resultados obtidos na avaliação, em que os alunos com algum tipo de alteração serão encaminhados ao ortopedista e/ou uma atividade física regular. A direção da escola comunicará os pais dos alunos, que ficam responsáveis em dar continuidade a orientação sugerida pelos profissionais.

O conceito da prevenção no cotidiano dos alunos das escolas públicas municipais e a prevenção das doenças osteomioarticulares crônicas têm como foco recrutar a responsabilidade do próprio indivíduo para a melhoria na qualidade de vida, reduzindo a utilização indevida (automedicação) de anti-inflamatórios e ampliando a prática da atividade física como método reabilitador. O sedentarismo representa um dos principais fatores de risco à saúde, causando um grande impacto na saúde pública, com o aparecimento de doenças degenerativas em um número crescente de pessoas.

De acordo com Débora Milani, secretária de Educação e Cultura, é importante orientar os alunos sobre o uso correto das bolsas escolares, a postura correta e atividades cotidianas para obtenção de maior expectativa de vida. “Existe uma necessidade urgente de aplicação de programas para um estilo de vida mais ativo e mudanças comportamentais. A parceria com a Secretaria de Saúde é fundamental, uma vez que observamos a necessidade de orientação quanto ao fortalecimento da musculatura e alongamento postural”, finaliza Débora.

20992763 1938417049772299 343001793283653211 n