‘Ventoforte’ se apresenta na Casa Pipa neste sábado (22)

Integrantes do Fronteiras 2017Espetáculo ‘História de lenços e ventos’ encerra o Fronteiras Brasil 2017

Durante quinze dias, aconteceu em Matão mais uma edição do Fronteiras Brasil, realizado por intermédio da Casa Pipa e Cia Labirinto de Teatro, e em parceria com ONG ‘Ocara’, Prefeitura de Matão, Sesc Araraquara e Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Matão). Sob o tema ‘Gente é para brilhar’, os grupos de trabalho denominados ‘Arte, educação e comunidade: pedagogia horizontal’, promoveram discussões sobre práticas horizontais arte-educativas.

Neste período, as discussões permearam a pedagogia horizontal, também conhecida como pedagogia da roda, a qual privilegia o diálogo e a não-exclusão, cuja matéria-prima em todo o processo de aprendizagem compreende as pessoas, com seus saberes, fazeres e quereres. As vivências diárias e das rodas de debates traduziram, segundo os arte-educadores, que cada pessoa é única e o projeto estabeleceu, mais uma vez, boas vivências aos participantes.

Agora, o Grupo ‘Ventoforte’ encerra as atividades do Fronteiras Brasil 2017 em Matão neste sábado (22), a partir das 15h na Casa Pipa, com o espetáculo ‘Histórias de ventos e lenços’. Fundado em 1974 pelo diretor Ilo Krugli, argentino radicado no Brasil, e por Silvia Aderne, Caique Botkay, Silvia Heller, Beto Coimbra e Alice Reis, o Teatro Ventoforte possui uma estrutura comunitária, que exprime a vocação dos seus integrantes. O grupo acredita na potencialidade artística de qualquer ser humano, assuma ela uma expressão profissional ou não e se dedica com ênfase ao universo infantil, por meio da criação de espetáculos e de atividades integradas num projeto maior de educação.