Programação cultural do final de semana tem teatro e encerramento do “Fronteiras”

a1841176 8d28 450a 81d2 b60376dff4e0As atividades de encerramento da 13ª edição do Festival Arte-educativo – Fronteiras, acontecerão nesta sexta-feira (28) e no sábado (29).

Na sexta-feira, terá uma mostra dos resultados das oficinas promovidas entre os artistas, às 13h00, na Casa da Cultura. Já no sábado, haverá a oficina "Desventuras na Rua", às 10h00, na Casa Pipa e a apresentação do espetáculo "Desventuras de um Quixote", às 16h00, no CEU das Artes, ambos realizados pela Cia A DitaCuja. As atrações são gratuitas.

Realizado pela Prefeitura de Matão, através da Casa da Cultura e Casa Pipa o projeto Fronteiras Brasil busca promover o intercâmbio cultural e artístico, proporcionando espaços de aprendizado e troca de experiências entre os participantes. Durante as oficinas, os artistas e arte-educadores têm a oportunidade de desenvolver projetos criativos e explorar novas ideias, visando a criação de um legado que possa ser disseminado em outras comunidades.

“As atividades de encerramento têm como objetivo apresentar os resultados desse trabalho, compartilhando as descobertas feitas pelos participantes ao longo do mês que estiveram em intercâmbio em nossa cidade. Os eventos possibilitas ao público conhecer e se inspirar nas vivências e aprendizados proporcionados pelo projeto, realizado todos os anos”, explica o diretor da Casa da Cultura, Juliano Jacopini.

Programação

Atividade de enceramento das oficinas
Data: 28 de Julho
Horário:
Local: Casa da Cultura

Oficina “Desventuras na Rua” – Cia A DitaCuja

A oficina acompanha a apresentação do espetáculo “Desventuras de um Quixote em terras de um país qualquer ou nenhum” e é aberta ao geral e também praticantes das artes cênicas. A oficina tem por objetivo, introduzir e abordar a linguagem do teatro de rua de maneira prática, com exercícios e técnicas de triangulação, platô, improvisação e eixo corporal para criação de personagens e ocupação de espaço, proporcionando um panorama ao iniciante sobre a arte teatral na rua.
Data: 29 de Julho
local: Casa PIPA
horário: 10h às 12h
idade recomendada: a partir de 12 anos
número de participantes: 20 pessoas

Espetáculo “Desventuras de um Quixote” – Cia A DitaCuja

A peça conta a história do recém nomeado cavaleiro Dom Quixote, um cidadão “impossibilitado” de enxergar a realidade que o cerca e que jurando lutar pelo bem e pelos mais fracos, vê monstros, perigos e problemas de relevância duvidosa. O Quixote de um país qualquer ou nenhum, não escolhe suas batalhas e seus inimigos, esses, lhe são colocados pelas forças que dominam o reino e que são reforçados por seus próprios “pré-conceitos”. E é do seu encontro com Dulce, cidadã do mesmo reino, mãe e trabalhadora, que nasce a riqueza da jornada por esse reino estranho, onde público e privado se confundem e onde o poder é inimigo do empoderamento, repleto de perigos imaginários e conspirações reais.

Data: 29 de Julho
local: CEU das Artes
horário: 16h
classificação: livre

614670fd 9276 4424 b751 33b44975a319